Clube de Leitura – Uma menina está perdida no seu século à procura do pai

8 maio, 2017 | Clube de Leitura |

O livro escolhido para este mês é do poeta e escritor Gonçalo M. Tavares, nascido na cidade de Luanda em  Angola, mas radicado em Portugal – “Uma menina esta perdida no seu século à procura do pai”.
Com uma voz narrativa variável, ora na primeira, ora na terceira pessoa, temos uma história repleta de símbolos e pistas. É a história de Marius, que ao andar pela rua encontra Hanna, uma jovem portadora de trissomia 21 (síndrome de Down) e  que está a procura do pai. Sozinha, a jovem traz uma caixa com várias fichas que procuram determinar o comportamento pessoal e social de uma pessoa.
Em um mundo desolado, um adulto e uma criança, que têm em comum a ausência de pasado e a nêvoa do futuro, unem-se e partem em uma espécie de jornada. Enquanto a jovem procura algo, Marius foge de algo e assim solitários partilham dessa fuga para a frente, no seguir, no não desistir, no avançar por mais que a vida não permita.
Gonçalo M. Tavares ganhou vários prêmios e em uma dessas ocasiões, José Saramago no discurso de atribuição ao prêmio disse: “Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!”
Nosso encontro será dia 08/05 às 19 horas.

Deixe o seu comentário